Ilha de Johnny Cay - San Andrés |
Olá Trip Addicts!!
Procurando dicas para sua próxima viagem? Que tal dar uma conferida nesse roteiro fresquinho que acabo de postar? Durante 7 dias, estive visitando este lindo país, cheio de belezas naturais, históricas e culturais. Tive a oportunidade de conhecer Cartagena, patrimônio da humanidade, e San Andrés, a ilha mais paradisíaca que já conheci. Uma beleza estonteante, de ficar de queixo caído!
Aquário - San Andrés |
O início
Sempre tive o sonho de conhecer o mar do Caribe. Como sempre fico pesquisando por passagens baratas, acabei me deparando com uma promoção na página do "Melhores Destinos" no facebook. Consegui encontrar a passagem de ida e volta para Cartagena, saindo do RJ, por R$ 854,00 (sem as taxas) no mês de novembro. Já a minha passagem de ida e volta para San Andrés, saindo de Cartagena custou XXX . Dica importante: ambas as passagens foram pela Copa Airlines, mas para San Andrés, eu comprei pelo site da Copa/Colômbia, que acaba saindo mais barato que pelo site da Copa/brasil. Se você pretende viajar gastando pouco, está é uma ótima opção!
A viagem:
Essa foi uma viagem que fiz com mais dois amigos. Dividimos-a da seguinte forma:
Terça-feira (noite): chegada em Cartagena. Quarta-feira (tarde): vôo para San Andrés Quinta-feira: San Andrés Sexta-feira: San Andrés Sábado: de volta a Cartagena Domingo: Cartagena Segunda-feira: Cartagena Terça-feira: vôo para o Brasil
Hospedagem:
Tanto em Cartagena quanto em San Andrés, ficamos hospedados no hostel El Viajero. Como é um hostel com boa pontuação no hostelworld.com, acabamos optando por ele. Pagamos uma média de R$ 40,00 pela diária em quartos mistos para 8 pessoas. Lembrando que existe a opção de quarto privado, mas o preço é um pouco maior. Para mais informações visite www.hostelworld.com
Cartagena: o que conhecer
Centro histórico: Bom pessoal, creio que o mais bonito de Cartagena é o centro histórico e cultural. É considerado Patrimônio Cultural da Humanidade. Suas ruazinhas estreitas com suas casinhas coloridas conferem um lindo cenário, poético e charmoso. Já foi cenário de filmes, incluindo o chamado "La Quemada", protagonizado por Marlon Brando.
Centro Histórico em Cartagena |
Centro Histórico em Cartagena |
Casas Coloridas em Cartagena |
Torre do Relógio em Cartagena |
Café Del Mar: se você é do tipo romântico, é um lugar obrigatório para levar sua esposa/namorada. É um café/bar no estilo lounge e é famoso por ser um local onde as pessoas vão admirar o lindo pôr do sol de Cartagena. Enquanto o sol se põe, um dj toca uma música ambiente, criando uma atmosfera magnífica no lugar. Não se paga para entrar, o local é aberto, mas as bebidas não são baratas.
Pôr do sol no Café del Mar |
Pôr do sol em Cartagena |
Pôr do Sol Café del Mar |
Vista de Cartagena |
Playa Blanca/Baru: é uma das mais lindas praias de Cartagena. Para conhecê-la, nós fechamos um passeio no hostel que custou 50 mil pesos combianos + 14 mil pesos de taxa, com almoço incluso. O passeio sai às 9 da manhã e retorna às 15. Existem duas opções: na primeira, o barco te leva direto para playa blanca (recomendo). Na segunda, o barco vai antes na chamada Isla Rosário, onde tem um aquário natural com show de golfinhos. Mas atenção, para conferir o show, você precisa pagar mais 30 mil pesos e tem duração de 40 minutos. Eles só te avisam quando chegam na ilha, "forçando" você a pagar caso não queira ficar uma hora esperando. Por isso, se não quiser assistir, recomendo ir direto para playa blanca.
Playa Blanca |
Playa Blanca |
Restaurantes em Cartagena: existem alguns restaurantes muito bem recomendados. Reserve um dia para conhecer algum deles e ter a oportunidade de comer bem e apreciar um bom prato de peixes ou frutos do mar.
1) Restaurante Alma: no horário do almoço os preços são mais acessíveis. Com 35 mil pesos você pode apreciar um delicioso fetuccine de frutos do mar.
2) Crepe y Waffles : uma famosa rede de restaurantes. Experimentei um delicioso crepe de lulas e de sobremesa um waffle de chocolate com nutela. De dar água na boca!
3) Café da manhã no Prisprí: se estiver enjoado de comer o café da manhã do hostel todos os dias, tire um dia para conhecer esse lugar aconchegante e que serve um delicioso capuccino com ovos mexidos.
San Andrés: o que conhecer
San Andrés |
San Andrés é uma ilha localizada no meio do Oceano Atlântico e fica próxima da Nicarágua e Costa Rica. Bem próximo, está a terceira maior barreira de coral do mundo. Suas águas cristalinas e com diferentes tonalidades de azul compõem o cenário de uma das mais bonitas ilhas do mundo!
San Andrés possui muitas opções de passeios. Tem várias agências de turismo e guias. Eu particularmente indico o Diego, um guia que fica todas as manhãs na porta do hotel Casa Blanca. Perguntem pelo guia que tem um jipe amarelo. Por que eu indico ele? Porque ele foi a pessoa mais honesta e gente boa que encontramos. Dica importante: fique atento, pois muitas agências de turismos tentam aplicar golpes. Depois irei detalhar um deles. Irei descrever os passeios que fiz, mas outros dois, também muito visados, são o passeio a Cayo Bolivar e à ilha de Providência.
Primeiro dia:
Aquário, Johnny Cay e Mantarrayas: são dois passeios que são possíveis de realizar em um dia. No primeiro, você sairá pela manhã e visitará o Aquário e a ilha Johnny K. Custa 15 mil pesos e retorna às 15 horas. No segundo, você conhecerá Mantarrayas, um santuário de arraias. Nadará ao lado delas e assistirá um lindo pôr do sol ao final do dia. Também tem o preço de 15 mil pesos.
Chegando ao Aquário |
Aquário |
Aquário |
Aquário |
Aquário |
Chegando em Johnny Cay |
Praia de Johnny Cay |
Reserva de Iguanas |
Navio encalhado em barreira de corais |
Mantarraya |
Pôr do sol após mergulho em Mantarraya |
Segundo dia:
Volta à ilha. Esse passeio acabou saindo melhor que a encomenda, pois, a princípio, tínhamos reservado um tour para conhecer Cayo Bolivar. O guia da maldita agência tinha prometido que seria um passeio com bebida liberada. Conversando com pessoas no hostel mais tarde, me contaram que a cerveja é quente. Quando chegamos, o guia estava lá dizendo que não haveria passeio, pois o tempo estava ruim. Puro caô! O dia estava lindo, com poucas nuvens e poucos ventos. Concluímos que ele disse isso por não ter vendido o número de bilhetes suficiente.
Para nossa sorte, conhecemos o Diego, um guia muito gente boa. Nos cobrou 50 mil pesos de cada um para dar a volta à ilha em seu Jipe amarelo. Nos mostrou as mansões do traficante Pablo Escobar, nos levou no trampolim, onde é possível mergulhar com centenas de peixes (ver vídeo abaixo) e, por fim, nos levou para almoçar em uma senhora local com um preço bem acessível e comida muito boa!
Passeio de volta à Ilha |
Passeio de volta à Ilha |
Passeio de Jet Ski |
Trampolim em San Andrés |
Dicas complementares:
1) Para entrar em San Andrés é necessário pagar uma taxa de 47700 pesos.
2) Para visitar Johnny K é necessário pagar uma taxa de 5 mil pesos
3) Leve dólar! O real é muito desvalorizado e você perderá muito no câmbio. Por exemplo, troquei o dólar por 2,7 no Brasil. No aeroporto de San Andrés, conseguimos a melhor taxa, trocando 300 dólares por 600 mil pesos. Se fôssemos trocar 810 reais (2,7 x 300), obteríamos muito menos pesos.
4) Cuidado com golpes. Em Cartagena há um golpe muito conhecido. Um local te aborda oferecendo drogas e em seguida a polícia te dá o flagrante, fazendo com que você dê todo seu dinheiro caso não queira ir em cana. Cuidado na hora de negociar os tours. Fique atento aos detalhes. Pergunte tudo que irão cobrar durante o passeio. Exija cupom fiscal.
5) Cuidado com seus pertences no Hostel. Não deixe nada dando bobeira ou destrancado.
6) Lembre-se de colocar seu celular no modo avião para não pagar roaming de dados.
7) Pesquise sobre adaptadores de tomadas e leve um adaptador se for o caso.
É isso aí galera! Espero que tenham gostado das dicas e dos roteiros! Curta nossa fã page no facebook e siga nosso perfil no Instagram para acompanhar as dicas dos lugares mais incríveis do mundo! Deixe seu comentário e seu feedback, para que possa sempre melhorar os roteiros!
Um grande abraço e até a próxima !