10 motivos para você se apaixonar por Ilha Grande - RJ

Olá trip addicts!!

Praia de Aventureiro
Hoje irei apresentar a vocês 10 motivos para se apaixonar por Ilha Grande, um paraíso natural localizado no estado do Rio de Janeiro. Também irei descrever o meu roteiro, para ajudá-los a se programarem antes de visitarem a ilha.

Ilha grande é enorme, sendo impossível conhecê-la apenas num final de semana. O meu passeio durou 3 dias e duas noites, mas foi possível conhecer diversas atrações. Por sorte, o tempo estava maravilhoso, com céu aberto e poucas nuvens. Felizmente não houve chuva em nenhum momento, possibilitando aproveitar o passeio ao máximo!

Bom, antes de prosseguir, gostaria de pedi-los para seguir o perfil do Trip Addicts no Instagram e acompanhar as melhores dicas de viagens, além de ter a oportunidade de ser destaque em nosso perfil! Siga @tripaddicts.

Vamos ao que interessa: rumo ao paraíso!!

Ilha Grande fica localizada próxima a Angra dos Reis. Você pode pegar uma embarcação até a ilha em diversos lugares: Angra, Mangaratiba ou Conceição de Jacareí.

Meus amigos me orientaram a ir a Mangaratiba, pois lá a diária de um estacionamento é mais barata do que em Angra. Saí do Rio de Janeiro às 6:15 da manhã, chegando a Mangaratiba por volta das 8:30. Existem diversos estacionamentos no local e paguei 15 reais no valor da diária. Como a diária é por dia e não por noite, paguei 45 reais ao todo.

O meio de transporte mais barato é a barca, que custa 14 reais, mas, em compensação, é o mais demorado. Ela sai às 8 da manhã. Como chegamos depois desse horário, o dono do estacionamento recomendou que fôssemos até Conceição de Jacareí, que fica a 20 minutos de Mangaratiba. Ele me disse onde poderia pegar uma van, cuja passagem custa 3 reais.

Em conceição existem dois meios de transportes: o táxi boat, mais rápido (15 minutos), que custa 25 reais; e a escuna, mais lenta (50 minutos), que custa 20 reais. Ambas costumam ter saídas de hora em hora.

Cheguei em Abraão, um vilarejo que fica voltado para o continente, por volta das 11:20. Como não havia reservado nenhum lugar para ficar, fui atrás de uma hospedagem. Para quem gosta de acampar, os campings custam 20 reais; os hostels, entre 40 a 50 reais a diária.

Recomendo o Hostel Holandês, um lugar super aconchegante. Paguei 45 reais a diária num quarto compartilhado para 6 pessoas, com banheiro e ar condicionado, sendo duas camas de solteiro no andar de baixo e 4 camas no andar de cima. O café da manhã está incluso e é muito bem servido: pão, manteiga, queijo, presunto, frutas, bolo, café e sucos.

Para aqueles que optam por mais privacidade, existem pousadas, mas me disseram que tem que reservar com antecedência porque se esgotam muito rápido.

DIcas Ilha Grande
Abraão
Dicas Ilha Grande
No vilarejo em Abraão, existem diversas agências de viagens, restaurantes e bares. Também há padaria, farmácia, mercearia. Em todo lugar haverá alguém tentando lhe vender algum passeio. Como cheguei tarde nesse dia, aproveitei para fazer um passeio próximo a Abraão.

Os passeios das agências começam cedo, por volta das 9 da manhã, então tive que deixá-los para o dia seguinte. Mas aproveitei para reservar com um dia de antecedência, a fim de não correr o risco de não conseguir o passeio e, também, poder negociar um preço mais em conta.

Recomendo a agência Avant, que fica logo à direita ao desembarcar na ilha. Para o sábado, reservei o passeio de volta à ilha, que custou 160 reais. Tente negociar o máximo que conseguir, pois este não era o valor inicial. Pode parecer caro, mas, sem dúvidas, foi um dos passeios mais incríveis que já fiz e dura o dia inteiro - é um investimento que vale a pena, ainda não encontrei alguém que não tenha gostado.

Outra opção seria o meia volta à ilha, mais barato e permite conhecer outros pontos turísticos. A volta completa prioriza o lado oceânico da ilha e a meia volta o lado continental. Ambos têm seus encantos, mas confesso que me senti mais atraído pelo lado oceânico.

Roteiros
No domingo, aproveitei para fazer uma trilha com duração média de duas horas e meia até Lopes Mendes, considerada uma das praias mais bonitas do mundo. Possui um nível de dificuldade médio, com subidas e descidas e passando por outras praias antes de chegar até Lopes Mendes. Caso esteja com preguiça ou cansado para retornar pela trilha, existe a opção de voltar de barco. Geralmente eles cobram 20 reais pelo translado.

Atenção: se optar pela trilha, haverá um momento em que chegará na praia de Palmas. Lá tem uma mulher vendendo esse ticket de volta. Ela diz que você não encontrará ninguém mais vendendo pelo caminho. Balela! Na praia de Pouso, existem pessoas com barcos vendendo o bilhete. E o pior, como não sabia disso, acabei comprando com ela e agendei para 16 horas. Simplesmente não apareceram. Por sorte, um dos que realizam o transporte me levou até ela na volta para reclamar.

Voltamos a Abraão e foi a conta de comprar nosso bilhete de barca para Mangaratiba e buscar nossas coisas no hostel. Compramos o útilmo horário, das 17:30. Como a barca demora 1 hora e 40 minutos, chegamos às 19:10 em Mangaratiba. Mas caso não consiga comprar, não se desespere. Até as 18:30, têm outras embarcações que te levam até Conceição.

Passeio Economy (3 dias e 2 noites)

Rio de Janeiro -> Ilha Grande (por Mangaratiba)

Gasolina: R$ 50,00
Estacionamento: R$ 45,00 (em Mangaratiba)
Barca (ida e volta): R$ 28,00
Camping: R$ 40,00
Passeio por trilhas: grátis
Alimentação: R$ 100,00
Total: R$ 263,00

Passeio Flex (3 dias e 2 noites)

Rio de Janeiro -> Ilha Grande (por Conceição)

Gasolina: R$ 50,00
Estacionamento: R$ 60,00 (em Conceição)
Taxi Boat: (ida e volta): R$ 60,00
Hostel: R$ 90,00
Passeio Volta à ilha: R$ 160,00
Volta de Lopes Mendes: R$ 20,00
Alimentação: R$ 200,00
Total: R$ 640,00

Passeio Vip : (3 dias e 2 noites)

Esta vida não me pertence. Procure em outro lugar.

Chega de enrolação! Vamos aos motivos:

1 - Abraão

Praia da Júlia
10- Trilhas

Trilha para Lopes Mendes
Gostou do roteiro? Espero ter ajudado! Siga nosso instagram (@tripaddicts) e nossa página no facebook (www.facebook.com/tripaddicts) e acompanhe as dicas dos lugares mais incríveis do mundo. Para ver mais fotos assista o vídeo abaixo no youtube. Até a próxima e muitas viagens para a gente!