Afinal, o que é ser "Mochileiro"

Afinal, o que é ser “Mochileiro”

Foto do filme "Wild" (topo) e foto retirada do site haesperanca.com.br (baixo)
Finalmente, após diversas viagens, resolvi comprar uma mochila para carregar em minhas viagens. Isso faz de mim um mochileiro agora? A resposta é curta e grossa: NÃO! Você já era um mochileiro desde o momento em que desembarcou em seu primeiro destino. Se tem uma coisa que me recordo muito bem, foi o momento em que desci de um avião pela primeira vez. O vento gelado de Buenos Aires soprava em meus ouvidos. Havia uma mistura de sentimentos: felicidade, medo, curiosidade, euforia…Tudo aquilo era novo para mim. 

Muitos acham que para ser mochileiro você precisa fazer voto de pobreza: quebrar o seu porquinho para comprar uma mochila e sair viajando pelo mundo de carona e dormindo em barracas. Pois eu te digo, ser mochileiro é isso e muito mais. É algo que vem de dentro da alma. É o espírito aventureiro que te faz querer desbravar o desconhecido e independe de classe social ou idade.

Toda essa discussão em torno desse assunto me fez lembrar de minha viagem ao Chile. Enquanto estava em Santiago, conheci duas garotas super simpáticas que resolveram me acompanhar em minhas aventuras. Elas acharam curioso o fato de eu carregar comigo uma mala azul. Pois foi a primeira mala que eu comprei e que carreguei durante muitas viagens. Já estava “surrada”, com uma das rodinhas quebrada. Naquele momento, pensamos o que seria ser “Mochileiro” e até criamos um grupo no whatsapp: “Mochileiros sem Mochila”. 

Para quem realmente é entendedor de vinhos, sabe que “vinho bom é aquele que você gosta”. Não precisa ser caro ou barato, Malbec ou Pinot Noir, branco ou tinto…Da mesma forma, acredito que o mesmo valha para o “Mochileiro”. Seja uma viagem para um hotel 5 estrelas em Dubai ou para aquele camping com a galera “roots” em São Tomé das Letras. E vale de tudo: vale perguntar qual é a melhor mochila, vale procurar a mochila metade, criar grupo de whatsapp para trocar informações, viajar de carona de caminhão ou num jatinho executivo.


Caro colega, se você tem um espírito aventureiro e gosta de desbravar o mundo, você já é um “Mochileiro”. O que importa é abrir portas para novos conhecimentos e novas experiências: conhecer culturas, hábitos e costumes diferentes; poder vencer alguns desafios; enfrentar alguns medos; pensar, refletir e tornar-se uma pessoa madura. Tudo isso me permitiu descobrir um universo até então desconhecido. Convoco cada um de vocês a se tornar um mochileiro! Até a próxima!

Foto do filme "A vida secreta de Walter Mitty"

Follow Instagram